quarta-feira, 26 de maio de 2010

A oratória - fundamental para os candidatos



Estamos nos aproximando de eleições, de eventos, do concurso estadual de prendas...40 anos!! Pra ficar marcado! Hora dos defiles...hora do resultado... momento em que um profissional encarna o espirito e transmite a emoção para aqueles que lhe ouvem... não sendo assim, o momento passará e não ficará nem mesmo na memoria de quem lá esteve.

Tudo o que falamos e a forma como falamos interferem no andamento da sociedade, dependendo do grau de destaque que se tem, pode-se mexer até mesmo na economia mundial, alterar bolsas de valores com declarações, conseguir um emprego, convencer multidões, etc.

Há mais de três mil anos foi encontrada a seguinte inscrição numa tumba egípcia: “Tornar-te um artista da fala, pois assim terás o domínio sobre os demais.”
Num primeiro momento vamos nos valer de especialistas na arte da oratória para podermos apresentar técnicas que ajudarão a desenvolver a oratória como fizemos em anos anteriores, mas por entender que é fundamental forneceremos nossos conhecimentos a fim de contribuir com os tradicionalistas e os leitores do Eco da Tradição.

O espaço de comunicação trará sugestões, como ser um orador eficiente e convincente, romper a barreira do medo, o medo do microfone, como buscar confiança, preparação, aprender a se soltar, respiração, relaxamento, conhecer o público, aprender a conquistar o público, técnicas de encerramento de oratórias, eliminando a “família” dos “Nés”,” ãããs”, “entendeu”, “tá ligado”, e outros.

A expressão corporal, fundamental para o bom andamento das palestras, domínio de cena, como discursar com estilo, enfim, tudo o que poderá colaborar para o seu crescimento como orador, apresentador, ou mesmo palestrante. Incluindo prendas e peões nos concursos. E ai temos que ter um cuidado especial em nossos eventos, saber diferençar um “xiru das falas”, um poeta, de um amigo, daquele que é um orador de qualidade que pode dar “vida” ao evento. Um exemplo clássico é quando não profissionalizamos essa arte.

Comandar um ginásio com 5.000 ou 8.000 pessoa snão é a mesma coisa de ler um protocolo. Comandar uma pista de laço não é pra um radialista ou um cerimonialista. Pense nisso e não cometa erros que podem estar estragando a sua festa.

Um comentário:

CTG Sentinelas do Pago disse...

Rogério, achei teu artigo sobre oratória muito bom e é importantíssimo para quem quer concorrer a qualquer cargo, seja dentro do tradicionalismo ou não. Por isso, tomei a liberdade de reproduzí-lo no blo do CTG Sentinelas do Pago (claro, devidamente identificada a fonte). Mas se tiver algum problema, é só avisar que retiro. OK. Obrigada!